sexta-feira, 21 de outubro de 2016

Alergias: A visão da Medicina Chinesa


Chegado o Outono para muitas pessoas voltam as crises de alergia, sobretudo renite e sinusite.
A literatura chinesa relaciona renite alérgica ao sintoma chinês do Bi Yuan, que literalmente significa "nariz empoçado".
As principais manifestações da renite alérgica são congestão nasal, secreção nasal aquosa e espirro. Em alguns casos, a renite afecta a conjuntiva, e os olhos ficam vermelhos, acompanhados de prurido, e em 20% existe asma em associação à renite.



O Bi Yuan é proveniente de repetidas invasões de vento-frio no meridiano do pulmão, não tratadas devidamente. Depois de algum tempo o frio transforma-se em calor, o Pulmão não consegue dispersar e descer o Qi (energia) e desenvolve-se no nariz uma estagnação local de Qi e Sangue, todos estes factores geram secreção nasal (Macciocia, A Prática de Medicina Chinesa, 2006)
A manifestação desta condição consiste de sintomas de Vento-Frio ou Vento-Calor, sendo que a raiz é uma deficiência do Pulmão, na dispersão e descida de Qi.

Alguns padrões de Bi Yuan não são de renite alérgica, mas de sinusite. Na verdade todos (excepto pulmão invadido por vento-frio) apresentam secreção amarela, pegajosa e purulenta, e este é um sintoma muito claro de sinusite, não de renite, pois é a infecção dos seios nasais que o provoca.
Os principais sintomas da sinusite são secreção nasal amarela e purulenta proveniente da frente e detrás do nariz (para dentro da garganta), obstrução nasal, cefaleia frontal, dor facial e sensação de atordoamento. e peso na cabeça. Pode ocorrer sensibilidade local sobre os seios maxilar e frontal.

Ao nível terapêutico, a acção da acupunctura e da auriculoterapia são bastante eficazes no alívio de sintomas e a longo prazo no equilíbrio dos orgãos em questão, de modo a espaçar cada vez mais a ocorrência de crises, e a promover longos períodos de ausência de sintomas.
Para além disso uma alimentação orientada para a resolução da desarmonia em questão, pode melhorar muito todo o sistema, nomeadamente a diminuição do consumo de alimentos quentes e gordurosos, que originam mucosidade e calor, o que pode predispor a sinusite.

Para ver quais as terapêuticas utilizadas na medicina chinesa, veja o separador MEDICINA TRADICIONAL CHINESA, e verifique quão abrangente é o seu procedimento!

Sem comentários:

Enviar um comentário

Mensagens Populares